Armazém Cheio de Assunto

Para quem gosta de pensar no sim e no não, no antes e no depois, o "Armazém" é o lugar certo. Pode entrar, beba da minha "cachaça" sem parcimônia... Este é um Blog com crônicas afetivas que tenho escrito ao longo de um tempo, ou talvez, um ópio que produzo e uso.

quinta-feira, novembro 23, 2006

Retrato em preto e branco

***

Sou apaixonado por fotografia, retrato em branco e preto. Uma fotografia é a prova de que você existiu em algum tempo e de que você esteve naquele lugar. É a pincelada da luz que prende no tempo alguns milésimos de segundos felizes, tristes, dolorosos, de sensualidade, momentos vibrantes, coloridos ou cinza. Nós a criamos, mas ela é a prova de que existimos. A foto ao lado do seu cantor preferido, sua amiga inseparável, a foto que te pegou desprevenida, parecem ter vida própria, e têm. Você vive também através dela.
***Um dia eu já fui bem pequeno, porém, não tenho como provar. Fotografia era um luxo do qual a gente não dispunha. Talvez tivéssemos dinheiro para tirar algumas fotografias por ano, mas a questão era mais complicada: meus pais não percebiam a importância da fotografia para a organização da sociedade e seus eventos. As fotografias que não foram tiradas em minha infância fazem falta hoje. De certa forma, me sinto sem memória e gostaria muito de saber aonde foi parar aquele garotinho “eu” que todos diziam que era bonitinho. Tenho a sensação de que nunca existi, de que um dia caí do céu numa nave espacial.
***Aos seis anos de idade eu me lembro de ter tirado um retrato num domingo à tarde com minha irmã. A Simone usava um vestidinho estampado com flores e estava chupando uma respeitável chupeta cor de rosa que mais tarde troquei por um chocolate. Enfim, pareço me lembrar mais dela do que de mim. Esse retrato hoje só existe em minha memória já afetada pelo excesso de informações, o original se perdeu nas mudanças de minha família meio nômade.
***Uma fotografia pode contar uma história. Seu olhar voraz nos come para nos alimentar, nos faz sentir saudade, nos prende em um lugar entre a realidade e o tempo, a realidade e um grupo de imagens inconcretas, distantes, perdidas. A fotografia tem a capacidade de levar nossa juventude para lugares e olhares impensáveis, para o futuro. Sendo assim, ela tem o poder de nos fazer objetos de estudo ou de comentários desimportantes de futuras gerações. Quem nunca viu uma foto de Einstein? E quem nunca viu uma foto sua? Quem nunca viu pinturas retratando traços de pessoas importantes da Idade Média? E falando de pinturas, não existe uma que fuja tanto da realidade como a pintura de Jesus. Aquele não é Jesus, é provavelmente um ator Hollywoodiano ou uma idéia de vanguarda de algum artista plástico do Século VII. Jesus não era bonito, não tinha olhos azuis e não era branco. Jesus era palestino... Tal como um palestino de hoje.
***Fotografia está ligada à existência das pessoas. Existir é estar em uma fotografia. As pessoas que se vão, partem desse mundo, mas deixam sua imagem impressa em nossa memória orgânica com tinta que naturalmente se enfraquece com o passar dos anos. Entretanto, em nossas vidas, essas pessoas amadas continuam sorrindo pra gente todos os dias nas fotografias que temos delas. Em 2002, uma amiga minha partiu... Inevitavelmente, essa semana eu estava vendo a fotografia dela, com aquele sorriso contagiante e bonito. Ela era a alegria em pessoa. Na foto estávamos eu e mais seis amigos. A impressão que tínhamos naquele momento era de que sempre seria assim, sempre aquela foto estaria completa, ou sempre que quiséssemos, nos reuniríamos para jogar conversa fora. É muito triste ver tanta vida impressa em um pedaço de papel e saber que essa vida já não existe mais. Às vezes, ver a fotografia atenua um pouco a saudade, mas a felicidade breve nunca supera a realidade... É apenas menos de um segundo da pessoa que amamos.
***A fotografia é a concretização do olhar humano, a cristalização da imagem que se conduz por nossa retina, é a perda do movimento, é o ganho da luz que explica a natureza das pessoas, é a incidência da luz na pele, na paisagem. Não sou fotógrafo, sou amante da fotografia e tenho antenas que captam a arte. Poucas pessoas entendem o que um fotógrafo quis dizer em uma fotografia, como ele olhou o objeto ou a pessoa. Muitas vezes nem eles mesmos entendem. Mas, aprecio todo tipo de foto. Basta-me apenas saber que ela aprisionou um momento mágico, eterno, que talvez nunca mais aconteça, congelou um sorriso que abria uma fenda para a alma se mostrar, um olhar que brilhava como estrelas em noite que se vê da fazenda.
***A fotografia faz o que nossos olhos não conseguem fazer: parar o tempo. Refletir sobre a importância da fotografia é saber que inequivocamente estamos errados em dizer que o tempo não pára. Pelo menos por alguns milésimos de segundos ele se rende à uma extraordinária capacidade humana de se reinventar, de se desconstruir para ser melhor ou de ser apenas simples e belo como uma fotografia em preto e branco de Pierre Verger ou de Martin Chambi. Deixe um olhar fotográfico captar o silêncio de um momento exclusivamente seu. Penetre em uma fotografia, seja imortal, engane o tempo, force-o a parar uma vez pra você.

Allê Barbosa
e-mail:alledimitri@hotmail.com



6 Comentários:

  • Às 6:36 PM , Anonymous Anônimo disse...

    Ôba!!! Primeira a comentar!!!
    Esse texto é lindo, traduz uma visão muito sensível sobre fotografia e deveria ser lido por todos os fotógrafos, profissionais ou amadores.
    Great job, Ghatzy! Beijo!

     
  • Às 3:01 PM , Blogger Allê Barbosa disse...

    Obrigado pelo comentário, essa é a minha vontade....bj

     
  • Às 6:59 PM , Anonymous Anônimo disse...

    Seus textos são muito bons... mas esse é o q eu mais gosto ele me toca profundamente... toda vez q leio meus olhos ficam marejados é lindo Allê... Parabéns!

     
  • Às 6:59 PM , Anonymous Anônimo disse...

    Seus textos são muito bons... mas esse é o q eu mais gosto ele me toca profundamente... toda vez q leio meus olhos ficam marejados é lindo Allê... Parabéns!

     
  • Às 6:59 PM , Anonymous Anônimo disse...

    Seus textos são muito bons... mas esse é o q eu mais gosto ele me toca profundamente... toda vez q leio meus olhos ficam marejados é lindo Allê... Parabéns!

     
  • Às 12:28 AM , Anonymous Anônimo disse...

    Ao ler esse texto pude sentir cada frase e visualizar cada momento descrito nele.Parabéns pelo texto, realmente traduz uma visão completa de um momento, onde o tempo não pode apagar, porque foi registrado em um retrato...em preto e branco.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

 
Free Counter
Free Counter